Acontece em Caragua...

Caraguá Resgata História do Litoral Norte com Festival Gastronômico Cachaça Gourmet

Caragua- Festival Gastronômico-cachaça

CARAGUÁ RESGATA HISTÓRIA DO LITORAL NORTE COM FESTIVAL GASTRONÔMICO CACHAÇA GOURMET

Bebida era produzida pelos caiçaras nas Fazendas dos Ingleses e Getuba

A cachaça, produto que é referência do Brasil em todo o mundo, recebe vários sinônimos como “marvada”, “cátia”, “cajibrina”, “pinga”, “mé”, “branquinha”, entre outros. O que muitos não sabiam é que a bebida já foi produzida pelos habitantes de Caraguatatuba, em meados do século XX.  As grandes plantações de cana-de-açúcar na Fazenda dos Ingleses serviam para fabricação de aguardente em uma fábrica montada no Porto Novo, utilizando duas marcas: Sítio Velho e Anhimbu, com produção estimada de um milhão de litros por ano. Além disso, na Fazenda Getuba, havia dois alambiques de destilar aguardente.

Esta saborosa bebida será o principal ingrediente para novos pratos gastronômicos em 30 estabelecimentos do Litoral Norte. Pela primeira vez na região, Caraguá, São Sebastião e Ubatuba recebem o Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café, entre os dias 1º e 31 de outubro. E Caraguá será a cidade sede do evento.

No projeto Cachaça Gourmet, os restaurantes participantes vão preparar para os clientes um prato e um drinque à base de cachaça, que serão avaliados pelo público. Haverá também uma banca, formada por chef’s de cozinha e técnicos, que vai eleger a melhor apresentação, melhor sabor e harmonização, melhor criatividade e melhor originalidade.

Em novembro, o encerramento do festival será realizado na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá), nos dias 13 e 14 em evento aberto ao público. Os organizadores prometem muita gastronomia, com a presença dos 30 restaurantes participantes, além de shows musicais e degustação de várias marcas de cachaças direto do produtor. O cantor Dudu Nobre é uma das principais atrações já confirmadas pelos organizadores.

Além do resgate da história, o evento manterá aquecido o setor de serviços e de turismo, a principal fonte de economia das cidades litorâneas, como também poderá atrair os próprios moradores a consumirem no comércio local e fortalecer os empreendedores caiçaras.

Projeto Cachaça Gourmet - Atua no desenvolvimento e valorização da cachaça de alambique e de toda a sua cadeia de valor, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia e na coquetelaria, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade. Teve início em Belo Horizonte (MG) há seis anos e está no Estado de São Paulo há dois anos. O Litoral Norte recebe o projeto em parceria com a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo. 

Serviço

1º Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café

Lançamento do projeto para imprensa e autoridades: 28 de setembro, às 19h

Local: Taller Gastronomia, no Caraguá Praia Shopping

De 1º a 31 de Outubro – Realização do festival nos 30 restaurantes participantes

Dias 13 e 14 de novembro – Encerramento na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá)

Fonte: Caraguatatuba -Secretaria de Comunicação Social – 16/09/2015

Acontece no Litoral

Caraguatatuba sedia 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Paratriathlon

No próximo sábado (2/12) será realizada em Caraguatatuba a 2ª...

Leia Mais

Sambista Neguinho da Beija-Flor realiza apresentação inédita no dia 2

A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de...

Leia Mais

Última etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontece domingo

Última etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontece domingo 03...

Leia Mais

Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

A quarta e última etapa do Circuito Ilhabela de Vela...

Leia Mais

Sinhores Litoral Norte

Esse site é mantido pelo Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares do litoral norte de São Paulo.

e-mail: info@visitelitoralnorte.tur.br